terça-feira, 14 de junho de 2016

principais características da cantigas líricas

Quando escutamos a palavra cantiga lembramos daquelas musicas de quando somos pequenos como por exemplo ciranda, cirandinha. Bem segue quase o mesmo conceito pois é cantado porém é mais para a época da idade média. Mas e agora a palavra lírica? Essa palavra significa sentimento, sentimental, ou seja, essas cantigas se tratam de exposição de sentimentos. Agora que desmembramos um pouco vamos juntar ficando como "sentimento cantado". Nesse estilo de cantiga existe a cantiga de amor e a cantiga de amigo.
 Veja mais exatamente o conceito de cantigas líricas e as características de cada uma:

As primeiras obras literárias portuguesas são elaboradas em versos: são poemas.
  Como ainda não há imprensa nessa época, os poemas medievais são orais e com
acompanhamento musical, recebendo, por isso, o nome de CANTIGAS ou TROVAS.
   As cantigas são divulgadas nas ruas, nas praças, nas festas, nos palácios; para
facilitar sua memorização e divulgação, as cantigas são elaboradas com versos curtos
que não seguem necessariamente as normas da versificação e que se repetem pelo
poema. Além disso, a linguagem das cantigas é muito fácil, pois, a língua falada em
Portugal é o galego-português, uma língua simples e ingênua. As cantigas líricas estão
divididas em duas partes: cantigas de amigo e cantigas de amor.

CANTIGA DE AMIGO:
   Na cantiga de amigo, o eu lírico sempre está em voz feminina (eu-lírico feminino),
independente se o trovador é homem ou mulher, e apesar da palavra amigo, as
cantigas se referem em grande parte à lamentação da mulher pela partida de seu
amor, sem distâncias sociais, com certo equilíbrio (amor possível, ao contrário das
cantigas de amor).

As principais características da cantiga de amigo são:

   - Consiste num desabafo da mulher acerca da vida terrível que leva numa sociedade
patriarcal e/ou na declaração de amor pelo seu amigo (seu namorado) e da saudade e
do ciúme que sente dele, já que lhes falta liberdade para seus encontros. 

   - O desabafo normalmente é dirigido a outra mulher (sua mãe, irmã, amiga, que a
entende, pois passa pelas mesmas situações), a Deus ou a algum elemento da
natureza como o mar, as árvores, o céu e etc.

  – As cantigas de amigo, assim como as de amor, possuem conteúdo melancólico.
    A informação mais curiosa que se tem a respeito das cantigas de amigo, é a de que
elas são elaboradas por homens. Ao que parece, é que os homens entendem a alma
feminina tanto quanto ou, às vezes, até mais que certas mulheres.

CANTIGA DE AMOR:

Na cantiga de amor, o eu-lírico é masculino; o conteúdo dessa cantiga consiste numa
declaração de amor a uma mulher.
   Na declaração de amor, as principais características são:

  - O homem revela seu amor platônico, pois tal amor não pode ser correspondido pela
amada, já que ela é casada, ou mais rica que ele, etc, ou seja, existe pelo menos um
obstáculo impossível de ser superado para que o amor entre ambos se concretize; 

   - Diante da impossibilidade de que seu amor seja correspondido pela amada, o eu-
lírico diz se contentar pelo menos em ver a amada e, caso nem isso seja possível, ele
prefere morrer; 

   - A amada é tratada pelo pronome SENHORA.

   -O nome da amada não é revelado

   -Apresentam um conteúdo que expressa tristeza, solidão, amor platônico e desejos
não realizados, ou seja, possui "tom" triste e conteúdo melancólico.

   -Para compensar a mulher das desvantagens por ela sofridas na sociedade patriarca,
no relacionamento amoroso o homem tem uma atitude de VASSALAGEM, passa a
tratá-la com cortesia, respeito e submissão com que trata seu senhor feudal nas
relações sociais (no seu dia a dia). No relacionamento amoroso, a mulher aparece
como SUPERIOR ao homem. 

  - A amada é sempre idealizada, divinizada e cultuada 

   Há alguns estudiosos que levantam a possibilidade de que o homem trata a mulher
por SENHORA, no relacionamento amoroso, visto que ela adquire um caráter divino e
é cultuada por ele como se cultua uma deusa, de qualquer forma, essas duas
possibilidades mostram que o homem transfere para o relacionamento amoroso as
práticas mais importantes de seu dia a dia: a de vassalagem e a de religiosidade

extrema.




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