terça-feira, 14 de junho de 2016

Estrutura das cantigas Líricas

Como dito na última publicação a cantiga lírica consiste em dois tipos, de amigo que é um amor correspondido entre dois camponeses e a de amor que é um amor platônico entre um camponês e uma dama da realeza.

Ambas as cantigas são parecidas porem além desta principal diferença, há também a diferença da estrutura, ou seja, cada uma é estruturada de um jeito diferente.

A cantiga de amigo é estruturada com um recurso linguístico que consiste em começar uma estrofe pelo verso ou pela palavra em que termina a estrofe anterior.
Só que não é tão complicado como parece observe:



Como visto acima no primeiro par, o primeiro verso da primeira estrofe se repete no segundo verso da primeira estrofe apenas mudando a última palavra, Isso também acontece no segundo verso de todas as estrofes. O último verso de todas as estrofes é o refrão da cantiga. Isso acontece no segundo par também. Ela se organiza em quatro estrofes, com três versos.


Na cantiga de amor a estrutura é mais fácil ela é feita por quatro estrofes com quatro versos cada. Ela não tem refrão. Porem a última palavra do primeiro verso da estrofe precisa será última palavra do último verso da estrofe, precisa-se acabar com a mesma sílaba por exemplo certamente em uma estrofe e em mente na outra estrofe. Veja alguns exemplos ne outra página

Um comentário: